quarta-feira, 26 de novembro de 2008

PASSEIO ROTA DOS CASTELOS

Já que tinhamos decidido encontrarmo-nos na Ribeira do Porto aos domingos de manhã, aproveitamos o local para ponto de partida da Rota dos Castelos. Quando eu e o Torcato chegamos ao local, já lá se encontravam o António e o Rui. Logo á chegada, surpresa das surpresas, o Triciclo Famel Zundapp da Radical encantou todos os que por lá passaram. Conversa puxa conversa e eis que chega o Vasquinho na sua Yamaha super alegre como de costume, a antever um dia bem passado. Ás nove horas resolvemos arrancar para o passeio e aí começou o primeiro problema, o triciclo estava com o depósito furado. Paramos na bomba de gasolina da ponte da arrábida (a minha ponte eheheh podem ver o video).

Impressionante não? Hummm isto deve ser fixe de 50' tinha... Bem voltemos ao passeio.


O Vasquinho atacou com a primeira piada do dia : "Boa já andamos 200 metros..."

Ida e volta a casa seria cerca de 1h30 e nos meus planos a ideia era ir de triciclo até Viana do Castelo. Então optamos por eu e o Vasquinho irmos a casa dele que não era muito longe onde arranjamos um garrafão de 5 litros e um tubo de gasolina. De volta á estrada, só paramos para a foto de grupo junto ao Forte da Foz

Enquanto o triciclo fazia o trajecto até ao próximo Castelo, o do Queijo, sem problemas, já a Vespa do Rui...bem não foi nada de complicado, foi apenas a ficha da bobine que saiu.

A foto da praxe no Castelo do Queijo e toca a rolar até ao Castelo de Vila do Conde. Mas o problema foi lá chegar, pois o sistema de alimentação improvisado do triciclo, nao estava ainda ao point. Depois de inúmeras tentativas, o Macgwiver do grupo o Mac'tónio prendeu-me o garrafão ás costas (devia estar maluco para o deixar fazer isso) e assim tal homem bala, só paramos no Castelo de Vila do Conde , onde como de costume aos domingos de manhã, se encontram muitas, mas mesmo muitas motos.




Só se viam pessoas cegas com as nossas 50' tinhas e claro a foto do grupo e toca a abalar para o próximo castelo, o da Póvoa de Varzim.


Fomos sempre junto á costa e quando o Torcato vira para o castelo, fomos todos atrás dele, subindo o passeio. De repente o Trucas volta para trás dizendo que era o quartel da GNR e gargalhada geral com as 50' tinhas em debandada como se fossemos criminosos eheh.

Com o garrafão a ficar sem gasolina, paramos á saída da Pòvoa de Varzim para atestar e para tirar o garrafão das minhas costas pois era bastante desconfortável. Lá veio o Trucas com um pneu de moto4 que encontrou nas traseiras para meter debaixo do garrafão para ter altura em relação ao carburador.

Lá fomos sempre (quase) a rolar e paramos já perto da quinta da Malafaia, onde se encontram centenas de 50' tinhas velhas para venda. Todos de boca aberta e com vontade de restaurar algumas, lá partimos para Viana do Castelo onde chegamos sem problemas (de maior eheh) De salientar que como de costume, quando aparece rotunda, 2 voltinhas para curtir...e com o triciclo, as voltas ás rotundas eram bem fixes mas em duas rodas...




Em Viana do Castelo, fomos directos ao Stand da MotoViana do Damas, antigo campeão de 50' tinhas de Moçambique (tal como o meu pai José Garcia eheheh).








Conversa animada e toca a atacar o bife á Martins, que até estava suculento, ou seria da fome?.



Como ninguém quis perder de vista as 50' tinhas, estacionamos mesmo em frente ao restaurante onde nos divertimos á grande com a quantidade de admiradores que apareciam. Luta luta foi para ver quem ficava com os únicos três leites cremes queimados. Calhou a mim e ao Trucas o pudim (radical com fair play eheheh) que também estava uma delícia.

Na ida, com os problemas que apareceram, tinhamos decidido a partir da Póvoa de Varzim, irmos directos para Viana para não atrasar muito o almoço. Faltavam portanto dois castelos e logo de seguida fomos já com o Trucas a guiar o triciclo, ao Castelo de Viana onde tiramos a foto, mesmo na entrada.


Sem problemas e a rolar num rítmo bastante rápido (valeu a pena meter a lima no motor do triciclo eheh) fomos directos ao Castelo de Esposende.




A partir de Esposende as filas dos carros eram tão grandes que foi sempre a ultrapassar até ao Porto, com o Trucas a desbundar o triciclo, com tangentes de tal maneira que até dava para arrepiar. Valeu bem a pena meter a lima no cilindro da Famel Zundapp...agora anda que se farta e sempre a fundo eheh. Reparem no pormenor dos óculos que de noite faziam cá um efeito.

Paragem nas Guardeiras numa pastelaria para bolinho e despedidas de um dia bem passado na companhia dos amigos e das nossas 50'tinhas.

Este ano ainda vamos fazer um fim de semana no frio...

2 comentários:

Anónimo disse...

Toni
Quero comentar que este passeio foi para nunca mais esquecer, divertido,bom potencial de colaboração e amizade, não esquecendo o homem bomba e o policia com os intermitentes nos olhos a abrir caminho no regresso de gas á tabua no triciclo
É bom ser adolescente novamente
força amigos

JFAlves disse...

Boas Osaga,

Já não passava aqui no teu "Radical" há uns tempinhos.
Se as Trail têm os problemas com o fora-de-estrada, nestes vossos passeios de 50'tinhas também não há falta de atascanços. :-)))
Doutro género, é verdade, mas o grau de dificuldade não deve ser muito diferente! eheheh
Abraço para ti e restante pessoal das grandes 50'tinhas,

Joaquim (Trans)Alves